quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A CARREIRA DO MAIOR PILOTO DOS ÚLTIMOS TEMPOS

O paulistano Ayrton Senna morreu aos 34 anos, após acidente no GP de Ímola, em 1994


Ayrton Senna começou a carreira no automobilismo competindo no kart. Em 1981, aos 21 anos, mudou para a Fórmula Ford inglesa e conquistou o campeonato na categoria. O desempenho acima das expectativas garantiu ao brasileiro uma vaga na equipe da Toleman, em 1984. Na primeira temporada na Fórmula 1 o piloto brasileiro obteve resultados jamais alcançados pela modesta equipe inglesa. No ano seguinte foi contratado pela Lotus e venceu seis corridas ao longo de três temporadas. 
A transferência para a McLaren, em 1988, mudou os rumos da carreira de Ayrton Senna. Ele se juntou ao francês Alain Prost (que seria seu maior rival nos anos seguintes) e fez história na equipe. Os dois venceram 15 dos 16 GPs daquela temporada, e Senna conquistou o campeonato mundial pela primeira vez. Prost deu o troco em 1989, mas o brasileiro voltou a ser campeão em 1990. Na temporada seguinte, aos 31 anos, Senna faturou o terceiro título mundial, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeo-nato da Fórmula 1 – marca superada apenas no ano passado pelo alemão Sebastian Vettel. 
Em 1992 a equipe Williams passou a dominar a categoria, mas Senna conduziu a McLaren de forma brilhante e conseguiu ser vice-campeão em 1993. Foi pilotando o carro da equipe rival, a Williams, que Ayrton sofreu o acidente fatal na Itália. Até 2006 foi o recordista de pole positions e ainda detém o recorde de maior número de vitórias no Grande Prêmio de Mônaco, seis. 
O reconhecimento ao desempenho do brasileiro ainda pode ser notado. A rede de comunicação estatal britânica BBC elegeu Ayrton Senna como o melhor piloto de Fórmula 1 da história. “Provavelmente, nenhum piloto da Fórmula 1 se dedicou mais ao esporte e deu mais de si mesmo em sua obstinada busca pelo sucesso. Ele era uma força da natureza, uma combinação incrível de muito talento e, em alguns casos, uma determinação espantosa”, aponta o texto publicado no site da emissora. No programa O Maior Brasileiro de Todos os Tempos, promovido em 2012 pelo SBT para eleger a maior personalidade do país, Senna ficou entre os 12 mais votados, sendo vencido por Chico Xavier em uma das semifinais. 

INSTITUTO AYRTON SENNA
O legado de Senna vai muito além dos fãs e apaixonados por automobilismo espalhados por todo o mundo. Em 1994, o maior desejo do piloto foi realizado pela irmã Viviane: a criação do Instituto Ayrton Senna, que atende a crianças e jovens de baixa renda. A estimativa é de que o programa beneficie por ano dois milhões de alunos de 1.300 municípios em 25 estados. 
O instituto trabalha em parceira com o poder público, ONGs e universidades, sendo mantido por doações e recursos de empresas, além do licenciamento das marcas Senna, Ayrton Senna e Senninha. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pela Força!!!!
Muito Obrigado!
Rafael Rigueiro