segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Como fazer sua gestão de carreira no kartismo

No kartismo nacional, a pouca profissionalização, falta de informação e muitos querendo entrar em um nicho onde o dinheiro corre solto e sem muito controle, acabam aproveitando-se da frágil circunstância do kartismo brasileiro.

Para poder vencer neste complicado cenário do kartismo, não basta ao atleta ter um dom natural para um esporte. Ele tem de encarar sua carreira de um modo muito profissional. Como o atleta/kartista precisará dedicar a maior parte de seu tempo para os treinamentos e competições, surge a necessidade de contar com um profissional capacitado a atender esta demanda. Ele atuará como um gerenciador da carreira deste atleta profissional e deverá ter em mente todas as particularidades da carreira de um atleta. A principal delas é de que todo o sucesso da carreira deste atleta tem como base o seu sucesso esportivo. O que determina o sucesso da carreira de um atleta/kartista é a sua dedicação e as vitórias que ele alcança - trunfos que podem lhe render boas cifras no futuro.

Objetivo da carreira
Os objetivos dentro do kartismo diferem de atleta para atleta. Enquanto uns querem ser os melhores do Brasil, outros estão satisfeitos estando entre os melhores do Brasil. É a partir da identificação do sonho do atleta que se deve buscar planejar a sua carreira. E este planejamento deve ser feito para dar condições ao atleta de ao longo de sua carreira conquistar estes sonhos. Portanto é fundamental que se estabeleça uma relação de mútua confiança e conhecimento.

Análise de oportunidades
Todas as oportunidades oferecidas ao atleta/kartista devem ser analisadas tendo em vista o planejamento feito para a carreira deste atleta, sem se esquecer das características pessoais do mesmo. Alguns kartistas rendem mais em um ambiente de pressão, extremamento normal - devido a competitividade, outros desenvolvem mais seu potencial em um ambiente com mais tranqüilidade. Deve se observar as condições de trabalho oferecidas, gestão do projeto. Elas deverão ser suficientes para o desenvolvimento do potencial do kartista. Nem sempre o aspecto financeiro é o mais importante.

Gerenciamento imagem
Outro ponto importante é a preservação e valorização da imagem do atleta/kartista. O atleta é um modelo para aqueles que o cercam e tem de ter consciência da importância de corresponder a esta expectativa.

Um atleta que tenha uma boa imagem perante ao público acaba por criar uma série de oportunidades de faturar auxiliando empresas a vender idéias e produtos, mas desde que exista uma identidade entre perfil do kartista/esporte e empresa/produto.

Pós-carreira
Ao contrário de outros profissionais, a carreira de um kartista tem um prazo para acabar, tendo em vista o volume - mesmo restrito - de praticantes, poucos ou uma % extremamente baixa obtem sucesso a sua prática. Pode ser mais curto ou mais longo dependendo do objetivo e planejamento de carreira que considera, o que agrega mais investimentos na base pratica e de como ele se cuida.

Por isso é importante o planejamento do pós-carreira, ou seja, ao que o atleta/kartista irá se dedicar após o encerramento de sua carreira. Isto com certeza evitará que a "aposentadoria" esportiva, que normalmente se dá no auge da sua adolecencia, na faixa dos 15 aos 21 anos, venha a ter reflexos negativos na a vida do agora ex-atleta. Com isso é importante um planejamento para que ao longo da carreira deste atleta/kartista se construam as bases para as atividades da nova etapa de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu pela Força!!!!
Muito Obrigado!
Rafael Rigueiro